quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O corpo humano.

Apesar de apresentar muitas diferenças na aparência externa , a constituição interna do corpo dos seres humanos é semelhante.

O corpo humando, assim como o corpo de todos os seres vivos , incluindo os outros animais , os vegetais e os microrganismos, é formado por uma unidade viva chamada célula. Alguns microrganismos como as bactérias, são formados por apenas uma célula , e, por isso são chamados seres unicelulares. A maioria das células não pode ser victa a olho nu, apenas com a ultilização do microscópio. O corpo humano é formado por blilhoes de células de tipos diferentes e de vários tamanhos. As células de nosso corpo são tão pequeninas que só podem ser vistas por meio de um microscópio. Elas formam todos os tecidos do nosso corpo: o tecido muscular, o ósseo, o nervoso o epitelial e o sanguíneo. Essas células são compostas basicamente por três partes: membrana, citoplasma e núcleo. ---------------------------------------A membrana é uma película que envolve a célula. Ela é responsável por todasas trocas entre as células e o meio externo.Ou seja, regula a entrada e a saída de substancias na célula. --------------------------------------- ----------O citoplasma é a parte gelatinosa que nutre a célula. Ele fica entre o núcleo e a membrana , e contém diversas organelas , que são responsáveis por importantes funçoes celulares. --------------------------------------- ----------OOO núcleo é o responsável pelo funcinamento e pela reprodução celular. Nele está o DNA , material genético no qual ficam os genes, quem contêm todas as características hereditárias do ser vivo.
DNA


SISTEMA LOCOMOTOR
Para nosso corpose movimentar , nosso sistema locomotor entra em a ação.


Ele é formado pelos ossos , pelos ossos, pelos músculos e pelas articulaçoes. Os músculos se prendem aos ossos por meio de tendoes.----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Os ossos sustentam nosso corpo-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Procure sentir seu ossos. Os ossos da perna,do tórax, da cebeça... São os ossos que sustentam nosso corpo e muitos órgãos. O crânio protege todo o encéfalo; as costelas protegem o coração e os pulmões.Quando o ser humano nasce, ele apresenta 300 ossos; com o desenvolvimento de seu corpo esses ossos vão endurecendo, e muitos deles se fundem. Assim, o ser humano adulto passa a ter 206 ossos. O conjuto de ossos é chamado de esqueleto, e é ele que sustenta nosso corpo. Nossos ossos são resistentes e duros; eles são preenchidos internamentepr um material chamado medula óssea, responsável pela fabricação das células do sangue. Além dos ossos , nosso esqueleto também é formado por cartilagens, partes mais mole que geralmente revestem as extremidades dos ossos. As cartilagens formam, por exemplo, as orelhas e a ponta do nariz.
ARTICULAÇÕES
Os ossos se juntam uns aos outros por meio de articulações , regiões em que dois ou mais ossos se ligam. As cartilagens estão presentes nas articulações, revestindo os ossos e impedindo que um osso de desgaste ao se articular com outro.
As articulações podem ser móveis , semimóveis ou imóveis.
As articilações móveis permitem grandes movimentos. Nos braços e nas pernas e nas pernas esxistem articulações móveis.
Semimóveis são as articulações que permitem movimentos menos amplos , como os da coluna vertebral.


Imóveis são as articulações que não permitem nenhum movimento, como a cabeça.
A única articulação móvel da cabeça é a que une a mandíbula aos demais ossos do crâno;
esta narticulação é comumente chamada de queixo


os músculos humanos

os músculos se distribuem por todo nosso corpo e são cobertos pela pele. Eles dão forma ao corpo e, assim como o esqueleto, também protegem nossos órgãos inteiros.
São eles que nos possibilitam andar, nadar, correr, dançar, falar e mastigar. Possibilitam também realizarmos expressões faciais: rir, chorar, fazer careta e todos os outros movimentos. Os músculos trabalham sempre em conjunto. Para a realização de qualquer movimento, sempre haverá um músculo que contrai e o outro relaxa.
Os músculos esqueléticos são aqueles que se prendem ao esqueleto, ligando um osso ao outro, e são os responsáveis pelos movimentos das articulações móveis. Eles fazem parte do sistemalocomotor de nosso corpo.


SISTEMA CIRCULATÓRIO

O sitema circulatório é o responsável pela circulação do sangue em nosso corpo. Ele é formado pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue.

Circulação é o percurso do sangue, partindo do coração até as outras parte do corpo, e voltando ao coração .Nesse movimento ele transporta as substâncias nutritivas e o oxigênio necessário à vida , e recolhe algumas substâncias que precisam ser eliminadas do organismo.

Existem três tipos de vasos sanguíneos:

ARTÉRIAS
VEIAS
VASOS CAPILARES.

• Artérias - Conduzemo sangue para fora do coração. A artéria aorta leva o sangue o sangue oxigenado do coração para o corpo, a as artérias pulmonares levam o sangue rico em gás corbonico do coração para os pulmões.

• Veias - Conduzem o sangue para dentro do coração, de onde será enviado aos pulmões ou ás demais partes do corpo, e as veias pulmonares levam sangue rico em oxigênio dos pulmões ao coração.

• Vasos Capilares - Extremamente finos, levam oxigênio, sais e nutrientes até ás células, e delas retiram o gás carbônico e outros resíduos.

SISTEMA RESPIRATÓRIO

O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsável pela respiração (trocas gasosas).


Na respiração ocorre a absorção de óxigenio e a liberação de gás carbonico.
O sistema respiratório é formado por: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.
Durante a respiração, o ar entra pelo nariz, é aquecido e filtrado pelas fossas nasais - que impede a passagem de impurezas.
Nos pulmões, o sangue absorve o oxigênio para transportá-lo a todas as partes do corpo. Ao mesmo tempo, libera gás carbônico que recolheu do corpo. O gás carbônico é eliminado na expiração, pois é tóxico, podendo prejudicar nosso organismo.

SISTEMA DIGESTÓRIO


Digestão é a transformação dos alimentos, dentro do nosso corpo, em substâncias tão pequenas que podem ser absorvidas e transportadas pelo sangue. Desse modo, obtemos nutrientes e a energia necessária à nossa vida.

O sistema digestório é o conjunto de órgãos que se encarrega da digestão dos alimentos. É formado por boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado e ânus.
Além deles, os órgãos anexos, como as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas, produzem sucos digestivos ricos em enzimas, substâncias que auxiliam a transformação dos alimentos ingeridos.

SISTEMA NERVOSO
Quando encosta a mão em uma panela quente, você a retira rapidamente, não é mesmo?
Isso acontece porque temos em nossa pele estruturas chamadas receptores, especializados em perceber estímulos. Esses receptores estão ligados a nervos sensitivos que enviam imediatamente um sinal à medula nervosa e ao cérebro.
A medula nervosa ou espinhal, que fica dentro da coluna vertebral, recebe o sinal e, por meio de um nervo motor, comanda a contração dos músculos e a retirada de sua mão da panela quente.Isso é chamado ato reflexo (ou apenas reflexo). a sensação de dor, no entanto, é interpretada pelo cérebro.
Mas o sistema nervoso não  transmite somente a sensação de dor para o cérebro. Todas as nossas sensações , como frio, medo, fome, alegria, tristeza, etc., são transmitidas ao cérebro por meio dos nervos.


O sistema nervoso geralmente o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo humano. Ele é formado pelo encéfalo, pela medula espinhal e pelos nervos, e todos esses órgãos são constituídos por células chamadas neuronios.
O encéfalo é formado pelos seguintes órgãos: CÉREBRO, CEREBELO, BULBO.

A medula espinhal tem o aspecto de um feixe de fios que liga todas as partes do corpo ao encéfalo. Ela é responsável por transmitir as informações e fazer a comunicação entre o corpo e o cérebro.
Os nervos são responsáveis por transmitir as informações de todas as partes do nosso corpo ao cérebro e do cérebro a todas as partes do nosso corpo.


SISTEMA URINÁRIO

Muitas substancias une o nosso organismo produz, por exemplo, durante a digestão , são  prejudicias à nossa saúde e precisam ser eliminadas.
O sistema urinário é que vai eliminar a maior parte desses resíduos. Os órgãos que formam o sistem urinário são os rins,os ureteres, a bexiga e a uretra.
Os rins são dois órgãos que se localizam no abdómen, um de cada lado do nosso corpo. Eles funcionam como filtros tirando as impurezas do sangue e transformando-as em úrina. A urina passa, então, pelos ureteres até chegar a bexiga, na qual é depositada. A bexiga, por ser um órgão com alta capacidade elástica, pode aumentar de volume conforme vai se enchendo. Para ser eliminada, a úrina é conduzida da bexiga ao meio exterior da uretra.





SISTEMA REPRODUTOR

Desde que nascemos, nosso corpo passa por uma série de transformações. Em determinada fase da vida, ele começa a produzir células destinadas a reprodução, isto é, à formação de novos seres humanos.
O conjunto de órgãos responsáveis pela reprodução humana é chamado sistema reprodutor.
Os órgãos que formam o sistema reprodutor femino são diferentes dos órgãos do sistema reprodutor masculino. Por isso, os corpos de homens e mulheres são bem diferentes.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Os principaisórgaos de reprodução são o pénis e os testículos. Os testículos produzem os espermatozoides, células reprodutoras masculinas, e a uretra, que também faz parte do sistema urinário, é o canal de eliminação dos espermatozoides.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Os principais orgaos são os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina. Os ovários produzem os óvulos, as células reprodutoras femininas.
-
-
--
-
-
-
-
-
-
-
--
--------
     Gerando uma nova vida

A reprodução do ser humano ocorre de modo sexuado, com a fecundação acontecendo do interior do corpo da mulher.A cada 28 dias aproximadamente, a mulher tem um período do chamado fértil, em que um óvulo sai dos ovários e se dirige ao útero, passando pelas tubas uterinas. Se um espermatozoide dor depositado no corpo da mulher nesse período e penetrar no óvulo, poderá ocorrer a fecundação. Isso acontece quando o óvulo ainda está nas tubas uterinas. O óvulo fecundado, agora chamado de ovo, sai das tubas uterinas e chega ao útero, prendendo-se em suas paredes internas, que nesse período estão repletas de sangue, preparando para recebe-lo. O ovo começa a se desenvolver, formando um embrião. Após algumas semanas, embrião já apresenta todas as partes do baby: braços, pernas, coração etc.; nesse estágio, passa a ser chamado de feto, e continua crescendo. Após aproximadamente 40 semanas, ou 9 meses, ele está pronto para nascer.
Nesse período o corpo da mulher sofre várias modificações: o abdómen e os seios crescem, em função do desenvolvimento do baby e da produção do leite , que será o primeiro alimento do baby recém-nascido. No ambiente uterino ele recebe todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento por meio do placenta, que é ligada ao feto pelo cordão umbilical.
Quando o óvulo não é fecundado, ele se desfaz nas tubas uterinas. A parede interna do útero também se desfaz e como ela estava mais espessa, repleta de sangue, ao se desprender , forma um fluxo de sangue que sai pela vagina. Esse sangramento tem a duração aproximada de três a cinco dias e é chamado mestruaçao. O período entre uma mestruaçao e outra é chamado ciclo mestrual e tem duraçao variável, aproxidamente 28 dias.

A primeira mestruaçao da mulher é chamada de menarca. 

Fases da vida.
A espécie humana tem diferentes fases de desenvolvimento.
Por toda a nossa vida temos 4 fases: Infância, Puberdade, Idade adulta e a velhice.

Infância - desde o nascimento até os 10 anos.
Puberdade- 11 aos 22
Idade adulta- 23 aos 65
Velhice - 65 até a morte.


4 comentários: